6.12.13

Perito Moreno

O Parque Nacional Los Glaciares fica a 80km do centro de El Calafate e, antes mesmo de ir para o hotel, nós fomos até lá ver a famosa geleira.

A estrada é bonita, vai beirando o Lago Argentino por fora e por dentro do parque até chegar nas passarelas. No caminho dá para ver alguns pequenos icebergs boiando anunciando que a geleira está perto.

Uns 8km antes das passarelas a vista do Perito Moreno já é para ficar impressionada.

Chegando nas passarelas é só ir andando que para todos os lados se vê esse espetáculo da natureza. É lindo demais!

Já tinha visto as geleiras Fox e Franz Josef na Nova Zelândia, mas nada se compara ao Perito Moreno. Essa geleira tem 5km de frente, de 50 a 60 metros de altura para fora d'água e mais uns 80 metros em baixo d'água e 30km de profundidade. É grande pacas! É o Grand Canyon das geleiras.

É uma das poucas geleiras que não fica muito acima do nível do mar (só 185 metros) e, assim como as da Nova Zelândia, não precisa escalar nada para vê-la.

Andar pelas passarelas é uma emoção acompanhada de um vento friozinho que vem da geleira. Uma delícia. A vontade é de ficar ali o dia inteiro hipnotizada pelas cores e especialmente pelos estrondos fantásticos quando cai um pedaço de gelo na água.

Com esse amor todo a primeira vista voltei lá no dia seguinte para fazer um mini trekking e andar sobre o gelo. Ver o Perito Moreno de pertinho.

O mini trekking consiste em um passeio de barco atravessando um pedaço do lago até onde tem toda uma estrutura para escutar algumas explicações e instruções dos guias. Depois andamos por 10 minutos no meio do mato até chegar numa praia onde o Julio, nosso guia (ótimo), nos explicou tudo sobre geleiras. Dali fomos colocar os crampons (um dispositivo com ganchos para acoplar aos sapatos e fincar no gelo para não escorregar) e rumo ao gelo.

vista da floresta

Andar no gelo é mais como marchar, tem que bater o pé inteiro no chão para que os ganchos entrem sem perigo de escorregar. Demora uns 10 minutos para acostumar, mas depois é fácil. No gelo temos que andar em fila e seguindo o guia.

São feitas algumas paradas para fotos, explicações, contemplação, e até para beber whiskey (que acho cafona, mas gostei dos alfajores que deram).

julio mostrando como escalar uma parede de gelo

A geleira de perto é mais bonita ainda! As fendas, buracos, pequenos túneis, arcos, todos os formatos são incríveis, e o tom de azul maravilhoso.

Nós andamos por 1 hora e 40 minutos no gelo. Adorei. Depois voltamos a área com a estrutura de banheiro e mesas para comer (tivemos que levar o sanduíche e bebida). Ali ficamos mais uma hora só olhando o Perito Moreno até o barco vir nos buscar.

Xonei no Perito Moreno. Saudades.