10.5.12

Momento TOC: Top 10 versões

Um artista ou banda cria e compõe uma música, grava, e aí vem outro e faz uma versão melhor. As vezes é só uma bateria a mais (ou a menos), ou uma voz mais grave. Acontece. Até os Beatles já fizeram isso algumas vezes, então aqui está o meu Top 10 de melhores que as originais.


10. You Are Always On My Mind versão Pet Shop Boys. A original é de uma cantora chamada Brenda Lee, de 1971, e é country. Willie Nelson regravou, Elvis fez a dele, mas essa versão pop dos Pet Shop Boys é a minha preferida, é animada, é leve, como resistir?

9.  Easy versão Faith No More. Lionel Richie canta a original, quando ele era parte dos Commodores. A versão do Faith No More não é muito diferente, mas tem uma guitarra mais crua no meio e, vamos combinar, a voz do Mike Patton é mais gostosa que a do Lionel Richie.

8. Fera Ferida versão Maria Bethânia. Todo mundo sabe que a original é do Roberto Carlos. Eu detesto a voz do Roberto Carlos #prontofalei, então, para mim, qualquer música dele que ele não canta é melhor. Tenho um cd chamado Rei com várias versões cantadas por bandas de rock nacional e gosto de todas, mas essa da Maria Bethania, que foi tema de abertura de novela, tem sentimento.

7. I Will Survive versão Cake. Gosto muito da original disco da Glória Gaynor, é um clássico das pistas de dança, mas o Cake conseguiu fazer essa música ficar tensa, com raiva ("I should have changed my f**king lock"), que devia ser a intenção de quem escreveu, mas na era disco dos anos 1970 tudo tinha que ser animado.

6. Like a Rolling Stone versão The Rolling Stones. A original é do Bob Dylan, e aqui aplico o mesmo príncipio do Roberto Carlos: acho a voz do Bob Dylan um horror. Os Rolling Stones fizeram essa música parecer que era deles desde o início.

5. Everybody's Gotta Learn Sometime versão Beck. A original é da The Korgis, uma banda que eu nunca tinha ouvido falar antes e deve ter ficado perdida nos anos 1980, e é super chata. O Beck fez a versão dele, que nem é tão diferente da original mas é muito melhor, e virou tema de um dos meus filmes preferidos: Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.

4. Immigrant Song versão Trent Reznor e Karen O. Trent Reznor fez essa versão para a abertura do filme "The Girl With The Dragon Tattoo" e eu diria que já te deixa 90% no clima do filme, ficou pesada, moderna, cool. A original é do Led Zeppelin, classic rock n' roll, não é muito diferente, mas gosto mais da atualizada.

3. Twist and Shout versão The Beatles. Alguém sabe de quem é a original? Pois eu vou dizer: é dos Isley Brothers e tem uma vibe La Bamba. Os Beatles fizeram sua essa canção (como o pessoal dos reality shows de cantores falam "made it your own"), deram aquela batida levanta-multidão-braços-para-cima e o resto é história.

2. Nothing Compares 2 U versão Sinead O'Connor. Garanto que muita gente acha que é originalmente dela, mas não, essa música é do Prince. Bem, era né? Acho que foi o maior sucesso da Sinead, se não foi o único, fez um video incrível com essa música e depois ela pirou na religião.

1. The Man Who Sold The World versão Nirvana. A original é do David Bowie, gênio. Kurt Cobain e Cia fizeram uma versão íntima, simples, e que fica muito mais na cabeça.


Bonus: MacArthur Park versão Donna Summer. A original do Richard Harris é meio deprimente mas essa versão da Donna Summer é um clássico da disco music e tão melhor que a original que, além de dar vontade de dançar, emociona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário