14.7.10

10 livros em 10 dias - 7) Livro que mais recomendo

É difícil escolher um só para indicar, tem tantos livros bons em diferentes assuntos. Gostaria de recomendar vários, mas decidi indicar um dos melhores livros que li ano passado.

Não Me Abandone Jamais - Kazuo Ishiguro

Sim, eu sei, o título parece que foi tirado de Meu Erro dos Paralamas, mas não se deixe enganar por ele, o livro é muito bom. Eu comprei esse livro depois de ler esse post, e li de uma vez, sem parar.

Kazuo Ishiguro é japonês-britânico, ele nasceu no Japão mas foi morar criança em Surrey. Outro livro conhecido dele é: Os Vestígios do Dia, que deu origem ao ótimo filme de mesmo nome com o Anthony Hopkins (que ele faz um mordomo inglês contido).

Não Me Abandone Jamais conta a história de Kathy e seus amigos, Ruth e Tommy, nos anos que frequentam o internato de Hailsham, e também depois que saem da escola.

No início do livro, Kathy já tem 31 anos e está prestes a deixar a função de cuidadora. Ela passa a lembrar seu passado até ali.

Hailsham não é uma escola tradicional, percebemos pelo jeito que os professores tratam os alunos, com enfase na saúde e em mantê-los dentro dos muros da escola. Lá as crianças e adolescentes, além de passear no belo bosque e gramado da escola, são estimulados, a produzirem arte, e a Madame escolhe os melhores trabalhos e coloca numa galeria.

Depois que saem do internato vão morar em uma cottage, onde eles começam a ter contato com o mundo exterior e são livres para explorar até o início de suas funções.

A narração de Kathy é ingênua, que cabe muito bem no livro e só percebemos porque no fim.

É difícil falar desse livro sem dar spoiler, e o melhor é a surpresa crescente, aquela que você acha que é e não quer que seja, mas você pode estar certa.

É um livro sensível, sútil e melancólico. Kazuo Ishiguro nos apresenta uma situação estranha, quase fantástica, e nos faz aceitar e pensar na possibilidade dessa realidade.

Pelo trailer, o filme, que vai ser lançado esse ano, parace que vai ser tão bom quanto o livro. Tem Keira Knightley, Carey Mulligan e Andrew Garfield no elenco.

2 comentários:

  1. eu a-do-ro vestígios do dia! vou adicionar à minha lista e é já.

    ResponderExcluir
  2. boa sugestão de leitura, também adorei o filme "Vestígios do Dia" e acho que vou gostar dos livros!

    Beijocas!

    ResponderExcluir