18.12.09

Avatar

Os humanos estão num planeta chamado Pandora (é lin-do!) que tem um metal superpoderoso que fica embaixo da árvore-tribo dos Na'vi, uns altões azuis que convivem em harmonia com a natureza.

Os humanos são divididos em militares-destruidores-mercenários e cientistas. Os cientistas, encabeçados pela Sigourney Weaver, desenvolveram os tais avatares (um Na'vi que funciona com a consciência de um humano, resumindo, quando um dorme o outro está acordado). Jake Sully (Sam Worthington, macho-que-é-macho) é um paraplégico cujo irmão gêmeo indêntico morreu. Esse irmão era um dos cientistas e tinha um avatar, então mandaram o Jake, ex-militar, para subistituí-lo (os avatares tem DNA do humano que o habita, por isso o gêmeo idêntico funciona).

Jake se propõe a entrar na tribo dos Na'vi, saber tudo deles e entregar para os militares mal-intencionados, mas acaba gostando de ser smurf gigante (e de correr, pular, voar) e se apaixona pela Neytiri.

Avatar é um filme girl power, tem a Sigourney Weaver mandando nos cientistas, tem a Ana Lucia de Lost pilotando helicópteros, a Neytiri arrasa na caça e voando um(a) Banshee, e Pandora é regido por uma Deusa.

James Cameron se acha o rei do mundo e sente que criou o universo nesse filme. As cores são bonitas e brilhantes, tem umas plantas e flores maravilhosas, montanhas flutuantes, seres super coloridos que voam, e até os smurfs turbinados são bem feitos. O roteiro não é lá essas coisas, tem uma mensagem ecológica e crítica, mas, who cares? Eu quero é efeito especial.

As vezes eu me senti num desfile de escola de samba, com tantas alegorias (tenho certeza que o Joasinho Trinta criou aquele pássaro vermelho e amarelo), mas é bonito. Me avisem assim que lançarem pacotes turísticos para Pandora, eu vou. É um filme com mais de 2 horas que passa rápido, mas só vale a pena em 3D.

Aliás, agora eu só quero ver filmes em 3D, até do Woody Allen.

A Tia Helo talvez achasse tudo muito bonito, mas não sei se ela ia gostar dos Na'vi com aquela coisa meio primitiva. No espírito ecológico diria 153 "Ai, Jesus!" para Avatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário